Na busca de investimentos internacionais, um grupo de secretários estaduais e de Porto Alegre, prefeitos da região do Delta de Jacuí e o técnico do Banco Mundial (Bird) Sameh Wahba fizeram, na manhã de sábado, um passeio guiado pela orla do Guaíba. O objetivo foi apresentar tecnicamente as características da região. A ideia é atrair financiamentos internacionais para potencializar projetos de desenvolvimento econômico e turístico na orla.
Para o secretário extraordinário do RS na Copa do Mundo, Paulo Odone, essa é uma oportunidade de valorizar a região com o desenvolvimento da orla do Guaíba. "As atenções estão voltadas às cidades que serão sede na Copa de 2014 e, por isso, precisamos impulsionar os projetos nas mais diversas áreas, mesmo as que não foram determinadas pela Fifa, como a questão turística", avaliou. Odone aponta a necessidade de integração entre os municípios que fazem parte da orla e da região do Delta do Jacuí, tendo foco econômico para o aproveitamento dessa área, o que traria benefícios para todos. "Para isso, é fundamental a parceria e a integração entre as cidades", ressaltou Odone.
Segundo o vice-prefeito de Porto Alegre e secretário da Copa do Mundo de Porto Alegre, José Fortunati, revitalizar a região do cais e da extensão da orla do Guaíba será um diferencial na recepção aos turistas que vierem para a Copa do Mundo. "Além de estrutura, os visitantes vão poder conhecer de perto as belezas naturais da cidade", prevê ele.
Fortunati destacou ainda a necessidade de os governos darem mais atenção para o Guaíba. "Os principais países aproveitam as suas regiões de orla para expandir o turismo e a economia. Não faz sentido não realizarmos isso aqui. É um lugar que pode ser aproveitado pelos visitantes e pelos porto-alegrenses", concluiu o vice-prefeito.
O passeio pela orla durou pouco mais de uma hora. Na primeira etapa, o grupo percorreu o trajeto entre a Usina do Gasômetro e o terreno do Pontal do Estaleiro. Na segunda parte, o grupo prosseguiu por via fluvial até a cidade de Canoas.
(Correio do Povo, 08/03/2010)