O secretário Berfran destacou o compromisso do governo em alcançar metas que redundem em mais trabalho e mais emprego aos gaúchos. Berfran Rosado visitou as obras de construção da nova unidade, conduzido pelo seu diretor e acompanhado do prefeito de Erechim, Paulo Pólis, secretários municipais e vereadores.
A quarta-feira (03) trouxe uma grande notícia para o desenvolvimento de Erechim. Neste dia, o secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, entregou a Licença de Operação da Olfar Óleos Vegetais para o diretor da empresa, José Carlos Weschenfelder. A LO refere-se à nova unidade da empresa para produção de biodiesel.
A nova planta industrial terá a produção de biocombustível de 450 mil litros por dia e de 162 milhões de litros por ano. A empresa produzirá combustível a partir de óleo de soja, sebo e gordura animal. Com isso, o consumo de matéria-prima deve dobrar, e mais de 80% da soja produzida na região poderá ser beneficiada, representando um novo mercado para os grãos produzidos no alto Uruguai. A estimativa da Olfar é que 30% dessa matéria-prima seja gerada através do cultivo dos pequenos produtores, estimulando com isso, a produção rural e a agricultura familiar. Com a expansão da empresa, a previsão é que 50 empregos diretos e centenas de indiretos sejam criados. A usina está em estágio de testes das máquinas, sistemas e equipamentos e com expectativa de entrar em pleno funcionamento até o final do mês de março.
Durante a entrega, o secretário Berfran salientou a união de esforços, através do Executivo municipal, do Legislativo, através da vereadora Vânia Miola, da Olfar e das secretarias estaduais de Desenvolvimento e de Meio Ambiente. O secretário também destacou o compromisso do governo em alcançar metas que redundem em mais trabalho e mais emprego aos gaúchos. “O aumento de investimentos e a expansão de empresas é importantíssimo para fomentar ainda mais o desenvolvimento regional. Isso se deve aos esforços da governadora Yeda Crusius. Exemplos como da Olfar, demonstram o crescimento do cenário econômico do Estado, prevalecendo o respeito a todos os critérios e requisitos para garantir a proteção e conservação ambiental”, concluiu Berfran.
O diretor da Olfar, José Carlos Weschenfelder, reconheceu o comprometimento do secretário Berfran em intermediar a liberação da licença. Agradeceu o apoio de todos os envolvidos no projeto desde a concepção até a conclusão da unidade. “A data de hoje é de grande importância para a Olfar e para todos aqueles que estiveram engajados na construção da primeira usina de biodiesel do Alto Uruguai. O recebimento desta licença representa a conquista de grandes sonhos para a Olfar, que sempre teve entre seus principais valores a preocupação e a preservação do meio ambiente. E hoje, através da nova usina de combustíveis renováveis, esse comprometimento torna-se ainda mais evidente", sublinhou.
Após o ato de entrega da LO, Berfran Rosado visitou as obras de construção da nova unidade, conduzido pelo seu diretor e acompanhado do prefeito de Erechim, Paulo Pólis, secretários municipais e vereadores.
(Sema, 05/03/2010)