O combate à dengue no Rio Grande do Sul ganhará um reforço de R$ 1 milhão, liberado pela Secretaria Estadual de Saúde para os 54 municípios com registro de infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Os recursos serão destinados às prefeituras, que poderão utilizá-los para a contratação e capacitação de novos agentes visitadores ou demais gastos em ações de combate às larvas e aos mosquitos, de acordo com o Programa Nacional de Controle da Dengue.
A divisão do montante levará em conta a população das cidades e suas demandas. Os repasses estão previstos para acontecerem na próxima semana, após análise e aprovação da Comissão Intergestores Bipartite, composta por dirigentes da SES e representantes das secretarias municipais de saúde. Os municípios que fazem parte da lista apresentaram em algum momento, nos últimos doze meses, focos do mosquito. Somente após um ano livre de larvas do Aedes aegypti a cidade é retirada do quadro.
O Exército também se colocou à disposição para apoiar o trabalho contra a dengue no Estado. O papel da SES será intermediar os contatos entre o Comando Militar do Sul e as prefeituras, que solicitarão a presença de militares de acordo com as necessidades locais. Os soldados que participarão das ações são lotados em quartéis do Exército espalhados pelo Interior do Estado, próximos aos municípios onde atuarão.
Municípios infestados por Aedes aegypti nos últimos 12 meses
Ajuricaba
Alecrim
Alvorada
Boa Vista do Buricá
Caibaté
Campina das Missões
Campo Novo
Cândido Godoi
Catuípe
Cerro Largo
Constantina
Coronel Barros
Crissiumal
Dezesseis de Novembro
Doutor Maurício Cardoso
Entre-Íjuis
Erechim
Frederico Westphalen
Garruchos
Giruá
Guarani das Missões
Horizontina
Humaitá
Ijuí
Independência
Mato Queimado
Pirapó
Porto Alegre
Porto Mauá
Porto Lucena
Porto Vera Cruz
Porto Xavier
Quaraí
Roque Gonzales
Santana do Livramento
Santa Rosa
Santiago
Santo Ângelo
Santo Antônio das Missões
Santo Augusto
Santo Cristo
São Borja
São Leopoldo
São Luiz Gonzaga
São Martinho
São Nicolau
São Paulo das Missões
São Pedro do Butiá
Seberi
Três de Maio
Tucunduva
Tuparendi
Três Passos
Viamão
(Governo do RS, 04/03/2010)