Foi assinado nesta terça-feira (2/3) o termo de início das obras do Hospital Moinhos Restinga. “O empreendimento será totalmente ecológico. Terá captação de água da chuva, reúso de água utilizada, telhado vegetado, menor consumo energético, paisagismo integrado e arborização nativa”, comemora o vereador Beto Moesch (PP). O processo de construção também será realizado com redução de resíduos, participação intensa da mão de obra local e maior uso de materiais produzidos na região.
Em uma área construída de 15 mil m², o complexo vai atender os bairros Restinga, Lajeado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol onde vivem mais de 100 mil habitantes. A previsão é iniciar as operações em julho de 2012.
De acordo com o superintendente do Hospital Moinhos de Vento, João Polanczyk, o Projeto Social Restinga e Extremo Sul vai atender cerca de 10% da população de Porto Alegre, além de gerar empregos. Ele é resultado de uma das seis parcerias estratégicas que o Ministério da Saúde está promovendo com hospitais de excelência.
O novo hospital inicialmente terá 90 leitos com enfermaria para adultos nas áreas de clínica médica e cirúrgica. Haverá enfermaria pediátrica, além de alojamento conjunto obstétrico e neonatal e centro obstétrico com capacidade cirúrgica, salas de reanimação e estabilização e para procedimentos (curativos, inalações e injetáveis).
Integram ainda a estrutura um centro de especialidades com núcleos voltados à saúde da mulher, materno e infanto-juvenil; cirurgias especializadas, medicina interna, odontologia, saúde mental e reabilitação.
Também haverá um centro de diagnósticos com serviços de tomografia, radiodiagnóstico, mamografia, ecografia, laboratório de análises clínicas, eletrocardiografia comum e de esforço, endoscopia digestiva e eletroencefalografia.
Uma Unidade de Atenção às Urgências e Emergências composta por Pronto-Atendimento, que já atua desde 2004, será transferida para a nova estrutura, e passará a contar com atenção em traumato-ortopedia.
Além disso, será inaugurada uma Escola de gestão em saúde para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas do SUS.
Somada à estrutura do complexo hospitalar, serão implementadas seis novas equipes da estratégia Saúde da Família.
(Texto enviado por E-mail ao AmbienteJÁ, 03/03/2010)