Os integrantes do grupo Amigos da Água realizaram campanha de conscientização entre os moradores do Bairro Bom Jesus quanto ao perigo da dengue. A ação contou com o apoio da Corsan e da Vigilância Sanitária do município. Eles foram até as residências e conversaram com os moradores.
Os jovens esclareceram a comunidade sobre a doença e destacaram, sobretudo, a necessidade de prevenção ao mosquito transmissor. Com o auxílio de material educativo, ainda falaram da importância de preservar a água e o ambiente, por meio da valorização dos recursos hídricos e da separação e reciclagem do lixo.
Segundo o coordenador do Amigos da Água, Régis de Oliveira Junior, a ação foi positiva, principalmente porque foi possível combater possíveis focos do mosquito transmissor no bairro. “As pessoas têm muita água acumulada nos pátios, principalmente em vasos de flores e garrafas.” O jovem observa que ainda há desinformação sobre a dengue e suas consequências.
Uma das casas visitadas foi a da aposentada Maria Dolores Urbano, de 65 anos. Ela sempre procurou manter os insetos longe da residência e agora, com os casos de dengue, a atenção foi redobrada.
Os cuidados com a saúde em casa aumentaram nos últimos sete meses, com o nascimento da bisneta. Durante a visita dos Amigos da Água, Maria recebeu cartilhas sobre a dengue e informações para preservar a saúde da família.
(Gazeta do Sul, 03/03/2010)