O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), propôs nesta terça-feira (2), em reunião com representantes do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado (Sinplast), um trabalho de cooperação e parceria, voltado a despertar a conscientização sobre o descarte correto do plástico. Na audiência, o presidente da entidade, Alfredo Schmitt, apresentou o Programa Sustenplast – RS Plástico com Inteligência, que visa a contribuir para uma mudança cultural da comunidade gaúcha e brasileira acerca da utilidade, descarte e reciclabilidade do material. Cherini, que é autor da Lei 13.276/2009, que proíbe a disponibilização de sacolas plásticas por supermercados e outras casas de comércio fora dos padrões estabelecidos pela norma nº 14.937 da ABNT, informou que pedirá ampla fiscalização sobre a matéria. “Vamos tratar junto ao governo do Estado da regulamentação desta lei, que é pioneira no país”, garantiu.
A lei determina que as sacolas tenham espessura mínima de 0,027 milímetros e indiquem, em quilogramas, a capacidade de carga. A intenção é reduzir o impacto ambiental produzido pelo uso indiscriminado de sacolas plásticas nos supermercados gaúchos. A justificativa do projeto é que as sacolas utilizadas hoje são extremamente frágeis, sendo necessária a sobreposição de duas ou três unidades. "Essa lei é um marco no consumo responsável de sacolas plásticas no Brasil", destacou Schmitt. Acrescentou, ainda, que a iniciativa vai ao encontro dos princípios de sustentabilidade praticados pelo Sinplast.
Schmitt também falou sobre a criação do Centro de Triagem Modelo (CTM), que é um dos principais objetivos do Programa Sustenplast para o desenvolvimento e gestão de oportunidade de trabalho e geração de renda a pessoas menos assistidas. Conforme o dirigente, o setor do plástico gera 3.300 empregos no Rio Grande do Sul. Acompanharam a audiência, o vice-presidente administrativo do Sinplast e coordenador do Programa Sustenplast, Júlio Cezar Roedel, e o professor Assis Francisco de Castilhos.
(Por Adriana Davoglio, AL-RS, 02/03/2010)