O inicio das obras de instalação do Parque Eólico em Livramento está sendo aguardada com grande expectativa pela população santanense, principalmente por aqueles que estão desempregados e que, muitas vezes, mesmo que temporariamente, tem que deixar o municipio em busca de uma oportunidade de trabalho. No entanto para que essas vagas venham a ser preenchidas por santanenses é necessária a qualificação da mão de obra a ser empregada na montagem do empreendimento da Eletrosul.
Esse entendimento levou no final da semana passada o coordenador do Escritório Politico Regional da deputada federal Emilia Fernandes, Dagberto Reis, a procurar a direção do Centro de Formação Profissional SENAI Thomaz Albornoz. Dagberto colocou o mandato da deputada Emilia à disposição para ajudar na promoção de cursos para capacitação de trabalhadores. Segundo ele, a direção do SENAI manifestou interesse em realizar cursos que, por experiência da própria escola em iniciativas similares, deverão ser baseados nas áreas da construção civil, eletromecânica e solda.
Conforme Dagberto, a partir desse primeiro contato a deputada Emilia Fernandes deverá se reunir com a direção nacional do SENAI para buscar uma forma de subsidiar a realização desses cursos, na medida em que for disponibilizado pela Eletrosul o perfil desses trabalhadores para que sejam realizados os cursos especificos de qualificação. O diretor da Eletrosul, Ronaldo Custódio, já havia informado que a obra será terceirizada e que o interesse é de que seja absorvida boa parte da mão de obra em Sant’Ana do Livramento.
Participação
Dagberto Reis e o diretor do SENAI, Luis Arrieta Filho, estima que durante a fase de instalação da usina eólica da Eletrosul em Livramento sejam gerados em torno de 500 postos de trabalho diretamente na obra. Além disso, haverá atividades paralelas que também vão absorver mão de obra local. Além de Dagberto do diretor da Escola SENAI, participaram da reunião ainda o agente de relações com o mercado, Fabio Redel Trojahn, e o assessor parlamentar da deputada Emilia Fernandes, do escritório politico de Porto Alegre, Carlos Henkin, o “Cebola”.
Para Dagberto, “é necessário que Sant’Ana do Livramento aproveite essa oportunidade, mas antes é preciso a preparação dos interessados para que o déficit de empregos no municipio seja amenizado. Desta forma o mandato da deputada Emilia, mais uma vez, reafirma o seu compromisso com a população santanense, fazendo realmente por Sant’Ana do Livramento, com ações concretas que certamente serão fundamentais para que o municipio possa alcançar o tão almejado desenvolvimento econômico e social", finalizou.
(A Platéia, 02/03/2010)