Pesquisadores das universidades Federal do Pará (Ufpa) e Rural da Amazônia (Ufra) desenvolveram o projeto Energia Renovável com Biomassa, que transforma resíduos extrativistas (sementes de frutas e folhas) de comunidades ribeirinhas do Marajó em energia.
O projeto vai ser instalado na cidade marajoara de Pontas de Pedras, onde proporcionará geração de energia e de subprodutos que vão garantir o sustento de famílias do município. A previsão é de que as mini usinas bioenergéticas estejam em funcionamento no prazo de três anos.
O projeto foi selecionado para o II Salão Nacional dos Territórios Rurais Territórios da Cidadania em Foco, a ser realizado de 22 a 25 de março deste ano, em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
No II Salão serão apresentadas experiências inovadoras da sociedade civil e do poder público, denominadas Boas Práticas Territoriais, que combinam critérios de participação democrática, gestão e controle social com abrangência territorial. Só na região Norte foram selecionados 24 projetos de Boas Práticas, sete dos quais desenvolvidos em território paraense.
(Texto enviado por E-mail ao AmbienteJá, 01/03/2010)