Cerca de 80 pessoas de um total de 16 famílias da Ilha Grande dos Marinheiros receberam água depois de três semanas sem atendimento. O abastecimento, por intermediação do vereador Luciano Marcantônio (PDT), foi feito através de uma parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). De acordo com o vereador, o atendimento às famílias era premente devido ao risco à saúde a que elas estavam submetidas. As famílias estavam se valendo de um tonel com água do rio, tomada de insetos e larvas.
Mais de 3,2 mil litros de água potável foram retirados das caixas d’água do Dmae pelos funcionários da administração do Parque Delta do Jacuí e levados por uma lancha cedida pela Sema. “Um dos maiores problemas da Ilha é o difícil acesso da parte mais extrema", afirmou Luciano. "As crateras impedem a distribuição pelo Dmae.” A quantidade transportada deve prover as famílias por uma semana. “Já agendamos o mesmo processo para os próximos dias e assim faremos até que haja condições de passagem de veículos”, garantiu.
Luciano também requisitou à Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) que fizesse terraplenagem na região para facilitar o acesso de veículos. Outro pedido foi feito pelo pedetista à Secretaria Municipal do Meio Ambiente: uma poda na avenida central da ilha. A quantidade de galhos impedia até a passagem de ônibus que conduz as crianças à escola.
(Por Caren Mello, Gabinete do vereador, Câmara Municipal de Porto Alegre, 27/02/2010)