A governadora Yeda Crusius, juntamente com o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, discutiu o Projeto RS Biodiversidade, na manhã desta quinta-feira (25), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O projeto, firmado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial (Bird), terá aporte de US$ 5 milhões, através da Global Enviroment Facility - fundo global do meio ambiente - e contrapartida do governo gaúcho de US$ 6,1 milhões. A governadora também assinou projeto de lei que cria no quadro geral dos técnicos científicos a função de técnico para a área ambiental.
De acordo com Berfran Rosado, o Governo do Estado tem fortalecido muito a área ambiental no Rio Grande do Sul: "Temos bons exemplos de atividades produtivas desenvolvidas no Bio Pampa que combinam o processo produtivo com a conservação ambiental, e esses bons exemplos precisam ser multiplicados. Essas unidades demonstrativas vão se transformar em unidades de referência".
O programa, concebido pelas secretarias estaduais do Meio Ambiente, da Agricultura e do Planejamento, além da Emater e da Fundação de Pesquisas Agropecuárias (Fepagro), tem entre seus objetivos conservar a biodiversidade por meio da adoção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento de sistemas de gestão e práticas de produção, fortalecendo as áreas protegidas em Unidades de Conservação.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Bioma Pampa é um conjunto de vegetação de campo em relevo de planície, sendo restrito ao Rio Grande do Sul, onde ocupa 63% do território estadual. O RS possui os biomas Mata Atlântica e Pampa, formados por diversos ecossistemas e, portanto, com uma biodiversidade abundante, incluindo muitas espécies de grande importância mundial.
O manejo inadequado, aliado a fatores climáticos e geológicos, vem causando impactos ambientais com repercussão socioeconômica e cultural. Nesse contexto, o Projeto RS Biodiversidade é fundamental para a execução de ações de conservação para garantir a riqueza de espécies e ecossistemas e reduzir as ameaças à biodiversidade.
(Governo do RS, 25/02/2010)