A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promoveu encontro, na terça-feira (23), para apresentar a estruturação do Projeto RS Biodiversidade - Proteção ao Pampa. O projeto contará com uma Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), que terá sede na Sema, um comitê estadual e quatro comitês locais de acompanhamento da Quarta Colônia, Campos da Campanha, Escudo Sul-Riograndense e Litoral Médio. O coordenador técnico da Sema do comitê gestor, João Manuel Trindade Silva, fez a apresentação do programa no encontro que contou com a participação de representantes da Sema, Seplag, FZB, Fepam, Embrapa, Uergs e Furg.
Foram indicados para integrar o comitê estadual, que terá como função viabilizar um acompanhamento das instituições e sociedade civil, representantes da Sema, Seplag, FZB, Fepam, Emater, Fepagro, Embrapa, universidades, Coredes, Famurs, Fetag, Farsul, MMA, Mapa e IBAMA e Apedema (Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente). Uma nova reunião deverá ocorrer em breve com os integrantes deste comitê e para a escolha dos representantes dos comitês locais, que terão caráter consultivo em quatro áreas prioritárias e serão formados, preferencialmente, por um colegiado já institucionalizado na região vinculada à área do meio ambiente e do desenvolvimento regional.
A assinatura do Projeto RS Biodiversidade, firmado entre o governo do Estado e o Banco Mundial, terá aporte de US$ 5 milhões, através da Global Enviroment Facility - fundo global do meio ambiente -, para sua implementação, com contrapartida do governo gaúcho de US$ 6,1 milhões, ocorrerá no próximo mês de março. Para o secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, um dos principais objetivos do projeto está na promoção de ações de recuperação em áreas importantes para a conservação da biodiversidade, e na elaboração de avaliações técnicas das áreas de alta importância biológica no bioma Pampa.
(Fepam, 25/02/2010)