A Central de Biomassa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) começou esta semana a testar biomassas provenientes da França no âmbito de um contrato de prestação de serviços estabelecido com a EDF, Electricité de France, a maior distribuidora de energia eléctrica daquele país.
A EDF pretende lançar-se no mercado da energia obtida a partir da biomassa e, nesse contexto, pretende a avaliar a qualidade energética e ambiental das diferentes biomassas disponíveis em França e, para o efeito, escolheu a Central de Biomassa da ESTG do IPP, entre várias alternativas na Península Ibérica e na própria França.
A escolha teve muito a ver com a possibilidade de se poder realizar ensaios com parâmetros muito próximos das condições reais de operação, com o tamanho óptimo da central piloto da escola de Portalegre para este tipo de ensaios, bem como, com os serviços de análise que o BioErgus, laboratório de investigação de bioenergias, ao qual está associada a Central, pode oferecer.
Com efeito, o BioErgus, um dos laboratórios da Rede de Ciência e Tecnologia do Alentejo (RCTA), está dotado de equipamentos e pessoal muito especializados nos ensaios das potencialidades energéticas e dos impactos ambientais de biomassas e dos seus produtos da gaseificação ou combustão.
O RCTA é uma associação de centros de investigação ligados a universidades e institutos politécnicos alentejanos e que visa desenvolver sinergias para potenciar a investigação fundamental e aplicada de recursos dessa região.
É nesse contexto que alguns dos ensaios das biomassas francesas poderão vir a ser efectuados em alguns dos outros laboratórios da rede.
Paralelamente a estes serviços de análise prestados a empresas e instituições externas, o BioErgus, desenvolve na Central de Biomassa, investigação própria nesta área da bioenergia, estando neste momento empenhado no estudo das potencialidades energéticas e ambientais de algumas biomassas, nomeadamente resíduos da agricultura, da silvicultura e da indústria madeireira, da região e do país.
(Radio Portalegre, 25/02/2010)