O presidente do Ibama, Roberto Messias, afirmou nesta quarta-feira que irá editar uma instrução normativa que prolonga a validade do licenciamento ambiental para poda de árvores onde passam linhas de transmissão de energia.
A medida é uma resposta ao apagão do último dia 10, que atingiu todos os Estados do Nordeste, além de Pará e Tocantins. Uma das justificativas da interrupção foi a interferência de um galho de árvore, que cresceu até encostar no cabo de força de uma linha localizada em Colinas-Miracema (TO).
Segundo Messias, o incidente aconteceu porque a licença para fazer as podas na região do incidente estava vencida. A validade da permissão é de um ano.
A proposta do Ibama é de que a permissão tenha a mesma duração que a licença de operação das transmissoras, que tem validade de 4 a 6 anos. "É uma modernização da norma", afirmou Messias.
Segundo o presidente do Ibama, o setor será convocado na próxima semana para que a proposta seja apresentada. Messias falou com jornalistas na saída do Ministério das Minas e Energia, onde apresentou a proposta para o CMSE (Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico).
(Ibama, Folha Online, 24/02/2010)