A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, defendeu a inclusão do atum vermelho na lista de espécies ameaçadas de extinção nesta segunda-feira (22), com o objetivo de proibir o comércio internacional deste peixe, muito apreciado pelos japoneses, já em 2011.
"Não resta outra escolha que não seja agir agora e propor a proibição do comércio internacional do atum vermelho", declarou o comissário europeu de Meio Ambiente, Janez Potocnik.
Os 27 Estados-membros da União Europeia agora precisam se pronunciar sobre a recomendação de Bruxelas. Se a aceitarem, deverá ser aprovada pela CITES, organismo afiliado à ONU encarregado de proteger as espécies ameaçadas, o que equivaleria a um veto de fato sobre o comércio internacional do atum vermelho, vítima da pesca excessiva.
Os japoneses consomem 80% do atum vermelho pescado no planeta. Nesta segunda-feira, Tóquio destacou que se opõe a qualquer veto à pesca e ao comércio da espécie. Entre 1957 e 2007, as reservas de atum vermelho diminuíram 75%, segundo grupos de defesa do meio ambiente.
(France Presse, Folha Online, 22/02/2010)