Uma quantidade grande de lixo - com produtos químicos e material possivelmente de laboratório de ensino - foi encontrada no último sábado na Rua dos Andradas, próximo à esquina da rua João Manoel, no Centro de Porto Alegre. Moradores de rua, inclusive crianças, vasculhavam o achado, atraindo a atenção dos transeuntes.
Mas foi um turista de São Paulo, que não quis se identificar, quem chamou a Brigada Militar ao perceber o conteúdo que as crianças tiravam dos pacotes: animais mortos em vidros ou simplesmente atirados no meio de papelada. "Imediatamente decidi chamar a Brigada Militar", contou o turista.
Quando o 9 Batalhão de Polícia Militar (BPM) chegou, cinco sacos já haviam sido abertos. Entre os materiais, haviam vidros com animais mortos como sapos, cachorros, crustáceos, aranhas e outros. O sargento Paulo Ricardo Barboza disse que será aberta uma ocorrência para apurar a responsabilidade do fato.
Funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foram acionados e recolheram o lixo. O chefe do departamento da região Centro, Franco Martins Marques, explicou que o material será analisado por um engenheiro químico do órgão.
A BM suspeita que a procedência do lixo seja de um estabelecimento de ensino, já que havia documentos e cópias de trabalhos com a identificação de uma escola.
(Correio do Povo, 22/02/2010)