O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, confirmou ontem a existência de um surto de dengue em Ijuí. Equipes médicas da Secretaria Estadual da Saúde (SES) serão deslocadas hoje para a cidade, na região Noroeste do Rio Grande do Sul.
"São mais de 200 casos com um quadro clínico bastante parecido, que até poderia ser de outra virose. Mas, pelas circunstâncias - por estarmos em um verão muito quente e com chuva e por se tratar de uma zona com intercâmbio grande de pessoas vindas de estados com epidemia da doença -, o risco maior é de ser dengue", afirma Terra. "Por isso, estamos trabalhando dessa forma para antecipar as ações de controle."
A SES ainda aguarda o resultado de exames que foram enviados ao laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo. A previsão é de que a resposta chegue ainda nesta semana. Mas testes rápidos feitos em 11 pacientes da cidade deram positivo para dengue em sete deles.
A suspeita começou no final de semana, quando dezenas de pacientes procuraram o Hospital de Caridade de Ijuí com dores na cabeça, vermelhidão pelo corpo e alguns ainda tinham diarreia e vômitos. Segundo Terra, a doença tem uma forma "explosiva" de contágio porque um único mosquito vetor pode contaminar até 20 pessoas. "Estávamos em dúvida, já que dados que tínhamos da prefeitura mostravam poucos focos do inseto na cidade.
Entretanto, nossos técnicos esquadrinharam uma região do município e constataram vários focos", comenta. Em razão disso, a SES está enviando para Ijuí dois carros e também uma série de bombas para a aplicação de inseticida. O trabalho será feito em conjunto com a prefeitura.
(JC-RS, 22/02/2010)