A sueco-finlandesa Stora Enso, maior fabricante de papéis da Europa, disse nesta sexta-feira que vai paralisar temporariamente a produção de papel-jornal em uma unidade na Finlândia por conta da fraca demanda, além de fechar uma planta de reciclagem no mesmo país.
A companhia afirmou que a decisão não altera de maneira significativa as disposições financeiras da empresa.
A Stora Enso informou que cerca de 90 funcionários serão temporariamente afastados em Varkaus. O diretor da fábrica, Reino Panula, disse que a capacidade anual de produção da máquina de papel paralisada é de 90 mil toneladas.
A companhia disse ainda que um total de 30 empregos serão permanentemente cortados em Varkaus e na planta de Pori, e que a Stora Enso deverá concentrar a produção em outras unidades.
Os fabricantes de papel lutam contra o excesso de capacidade e a queda dos preços durante grande parte desta década, com a pressão sobre os segmentos de papéis especiais para jornais e revistas, por conta da recessão que atingiu os mercados de publicidade.
A Stora Enso está presente em 35 países. No Brasil, a companhia possui 50 por cento da Veracel, joint-venture com a Fibria.
(Reuters, O Globo, 19/02/2010)