A previsão é do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE) e consta de um folder distribuido pela prefeitura, sobre o Programa Integrado Socio Ambiental.
O programa é um conjunto de obras que vai ampliar o tratamento do esgoto em Porto Alegre. Hoje 73% do esgoto vai direto para o Guaiba.
Em 2012, segundo a prefeitura, quando o socioambiental estiver concluído, esse volume estará reduzido para 23%.
Para zerar o lançamento de esgoto bruto no lago de onde a cidade tira a água para beber, o DMAE quer prazo até 2030.
O material que a prefeitura está distribuindo resulta de uma pesquisa entre jornalistas, onde foi constatada a necessidade de “ampliar informações” sobre o Programa Socioambiental.
Junto com o folder, um dossiê “contrapondo manifestações que geraram informações distorcidas no processo da licitação do PISA”.
Em quatro página, o texto procura responder às acusações e denúncias que circularam na imprensa sobre favorecimento de empresas na disputa pelas obras.
As obras do programa iniciaram em dezembro de 2007 e muitas já estão em fase de conclusão, como é o caso das redes da Restinga, Ponta Grossa e Cavalhada e a estação de bombeamento da Ponta da Cadeia.
O Sócioambiental conta com recursos do BID, da Caixa Federal e da prefeitura de Porto Alegre, num total de R$ 586,7 milhões.
(Jornal JÁ, 18/02/2010)