Uma campanha global de cartas para proteger a vida dos índios isolados no Paraguai foi lançada pela organização em defesa dos direitos indígenas, Survival International. A campanha é direcionada ao Presidente Lugo do Paraguai, que até agora não conseguiu fazer jus a promessa pré-eleitoral de proteger as terras indígenas de invasões.
O Paraguai é o único lar de índios sul-americanos isolados fora da bacia Amazônica, mas suas terras estão sendo rapidamente destruídas para a produção de carne. Membros contatados da tribo, conhecida como Ayoreo-Totobiegosode, vêm tentando, desde 1993, reivindicar o título legal para uma pequena parte de seu território ancestral, mas a maioria ainda está em mãos privadas.
Uma empresa de pecuária brasileira, Yaguareté Porã, anunciou planos para desmatar uma grande parte dos 78.000 hectares da sua propriedade, apesar da tribo isolada ‘Ayoreo-Totobiegosode’ ser conhecida por utilizar a área. A propriedade está dentro da reivindicação de terras de 1993.
O diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje que "A situação dos indígenas isolados -‘Ayoreo-Totobiegosode’ é desesperadora. Eles estão literalmente vendo sua floresta ser demolida ao seu redor por fazendeiros que estão determinados a destruir grande parte dela. Por que os índios têm de fugir de um canto da floresta para o outro? Eles simplesmente querem viver em paz, e segundo a lei, eles têm esse direito".
Mais informações aqui (em espanhol)
(Adital, 19/02/2010)