Após meses de impasse, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) anunciou que será aberta até a próxima semana a licitação para construir uma nova ponte entre as ilhas Mauá e Pintada, em Porto Alegre. Atualmente, a população precisa usar um pontilhão de madeira em más condições para poder transitar a pé pelo local.
Segundo a gestora do Parque do Delta do Jacuí, Vânia Mara Ângelo da Costa, a obra deve estar concluída ainda no primeiro semestre deste ano. "O novo acesso para os moradores da ilha Mauá garantirá o direito de ir e vir da população", ressaltou Vânia. A madeira para a obra foi doada pela CEEE, e o projeto preliminar ficou a cargo do Centro Administrativo Regional (CAR) da região das ilhas. A ponte terá capacidade para suportar veículos de pequeno porte do Corpo de Bombeiros.
Enquanto isso, os mais de 350 moradores que residem na ilha Mauá enfrentam dificuldades. O pontilhão de madeira existente não oferece segurança, além de não permitir a passagem de veículos. Ao fazer a travessia, a estrutura balança - e há relatos de pessoas que teriam caído no Guaíba.
(Correio do Povo, 19/02/2010)