O início do calendário de vacinação contra a Gripe A (H1N1) está mantido para março no Rio Grande do Sul. Segundo o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, a primeira etapa começará no dia 8 de março, com a liberação das doses aos trabalhadores da rede de saúde. Os primeiros lotes da vacina serão repassados pelo Ministério da Saúde.
A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 62 milhões de pessoas contra o vírus, sendo que cinco milhões apenas no RS. O calendário foi dividido de acordo com os grupos de riscos da doença. As doses serão repassadas aos governos estaduais e municípios, que promoverão a aplicação. A primeira etapa, que inclui os profissionais de saúde e os indígenas, deve terminar no dia 19 de março. Em seguida, entre os dias 22 de março e 2 de abril, serão imunizados as crianças de seis meses a dois anos de idade e os doentes crônicos, como os portadores de diabetes. De acordo com a situação, as gestantes também poderão receber a dose a partir dessa data. A terceira etapa ocorrerá de 5 a 23 de abril. Neste período, serão imunizados os adultos entre 20 e 29 anos. Na última fase, de 24 de abril a 7 de maio, a vacinação será para os idosos com doenças crônicas.
"Com este cronograma, a partir de maio, quando está previsto o começo da propagação do vírus, o grupo de risco já estará imunizado, o que deve diminuir a incidência da doença e o número de casos fatais e facilitar o atendimento para o resto da população", avaliou Paz. Após este período, de acordo com a procura e com as doses disponíveis, a vacinação será aberta para o resto da população. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o país registrou no ano passado quase 40 mil casos graves da doença e um total de 1.705 mortes.
(Correio do Povo, 18/02/2010)