O município de Balneário Pinhal foi contemplado pelo Ministério da Saúde com R$ 110 mil, através da Fundação Nacional da Saúde, para realização da etapa de diagnóstico do Plano de Saneamento Básico, nas áreas de água, esgoto cloacal, esgoto pluvial e lixo.
Segundo a Secretária de Planejamento Andrea Mahlmann e o chefe de gabinete Márcio Rafael Machado, que trabalharam na elaboração da proposta aprovada para a liberação do recurso, a elaboração do Plano de Saneamento vem se somar a outras leis e projetos estruturantes já consolidados no município, como Plano Diretor, Plano de Manejo de Dunas, Plano Local de Habitação de Interesse Social, Plano de Concepção do Esgoto Cloacal, Plano de Drenagens Pluviais, e Plano Ambiental Municipal.
"Nosso município está vivendo uma etapa fundamental de seu desenvolvimento e a elaboração do Plano de Saneamento é muito importante como um dos mecanismos que contribuem para alavancar o progresso e oferecer condições básicas indispensáveis", afirmam. Segundo eles, a formatação do Plano dará a diretriz para as ações estruturantes e necessárias para o crescimento ordenado da cidade, balizando futuros projetos.
(Litoral Norte, 17/02/2010)