A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) abrirá, na próxima semana, processo de licitação para construir a nova ponte que liga a Ilha Mauá à Ilha da Pintada, no Delta do Jacuí. A gestora do Parque e da APA estaduais Delta do Jacuí, Vânia Mara Ângelo da Costa, declarou que a obra deve iniciar-se rapidamente, pois os moradores reivindicam uma travessia mais apropriada há 20 anos. Segundo ela, o pontilhão que une as duas ilhas existe há aproximadamente 50 anos e não oferece segurança alguma.
A travessia tem 84 metros de extensão com apenas 1,40 metro de largura e é protegida por finos arames. Conforme Vânia, cadeirantes, idosos e crianças já caíram na água devido à falta de infraestrutura. Como não há acesso para carros, a comunidade fica privada até da entrada de ambulância, obrigando a remoção de doentes através de macas. A obra é responsabilidade da prefeitura da Capital, mas a Sema não esperará mais e resolveu assumi-la, para que cesse o risco à comunidade. Os pontaletes que serão utilizados na construção da ponte já foram doados pela CEEE há seis meses.
A nova travessia contará com deck para apreciação do pôr-do-sol. O projeto para a obra foi elaborado pelo Centro Administrativo Regional (CAR) da região das Ilhas e aprovado pela Unidade de Conservação Delta do Jacuí, que concedeu também a anuência para a dragagem do canal que separa as duas ilhas. A ponte terá capacidade de carga para suportar veículos, ambulância e veículo de pequeno porte do Corpo de Bombeiros. “O novo acesso para os moradores da Ilha Mauá garantirá o direito de ir e vir da população”, declara Vânia.
(Sema, 12/02/2010)