Com as altas temperaturas registradas nos últimos dias, a sensação térmica de 40 graus, tempo abafado e o sol reinando absoluto quase todos os dias, haja água para matar a sede. As distribuidoras que o digam. Percorrendo estabelecimentos que trabalham com abastecimento de água na cidade, nossa reportagem descobriu que as vendas triplicaram e, especialmente neste ano, os pedidos aumentaram consideravelmente com relação ao mesmo período dos anos anteriores.
"Normalmente nesta época do ano as pessoas estão no Cassino, não vendemos tanto aqui no Centro, ainda assim, neste ano, vendemos cerca de 60 bombonas (de 20 litros) por dia, nos outros anos ficávamos na média das vinte e poucas", informou a proprietária da distribuidora Zé Lima Gás, Ana Oliveira, que trabalha com abastecimento de água há dois anos no centro da cidade. Ela também disse que nas outras estações do ano as vendas caem para aproximadamente 20 galões diários.
Por sua vez, a administradora da Gás Pilar, Angélica Alves Rodrigues, salientou que, com o calor, as vendas chegaram a triplicar: "a nossa média de vendas no inverno é de 500 garrafões mensais, que no verão sobe para 1.000, mas nesta temporada estamos vendendo algo em torno de 1.500 garrafões", ressaltou. Ela disse ainda que, além dos clientes fiéis, empresas e indústrias que semanalmente consomem muita água, neste ano, também surgiram muitos novos clientes comuns, que compram água para consumo próprio. "Neste verão, nós compramos mais 300 garrafões para prevenir que não falte, além de renovar o estoque", informou Angélica. De acordo com a administradora, nos mais de 10 anos que a empresa está no mercado de águas, este está sendo o melhor ano para as vendas.
O proprietário da H2O Distribuidora, Marcelo Farias, também confirma a informação. Conforme o comerciante, em cinco anos de mercado, este ano a empresa está vendendo mais do que o normal. "As vendas cresceram 60% com relação ao inverno", disse. Farias, que atende mais casas do que empresas, contabiliza que normalmente uma família pequena consome 20 litros de água em uma semana normalmente, com as altas temperaturas, o garrafão termina em cerca de quatro dias, o que resultaria na grande demanda.
(Por Tatiane Fernandes, Jornal Agora, 12/02/2010)