O pesquisador da Embrapa Edilson Paiva assumiu ontem a presidência da CTNBio disposto a rever as normas para a liberação de produtos transgênicos. Já na primeira reunião em que coordenou o grupo, criou uma subcomissão para tornar a instrução normativa 5 mais factível. O texto prevê, entre outras questões, as normas de cultivo após a liberação comercial.
A iniciativa já havia sido sugerida pelo ex-presidente da comissão Walter Colli. "Não podemos exigir coisas que não são factíveis de monitoramento." Conforme Paiva, dos 25 países que cultivam organismos geneticamente modificados, o Brasil está entre os poucos que exigem o acompanhamento após a liberação.
Paiva assume com o desafio de equilibrar interesses de integrantes pró e contra os transgênicos. "Sou ferrenho defensor do uso do conhecimento", destacou. Ele ressaltou que o papel da CTNBio é analisar o processo e dar o aval técnico. Ontem, foram liberadas para uso comercial duas variedades de soja tolerante ao glufosinato de amônio da Bayer.
(Correio do Povo, 12/02/2010)