O prefeito José Fogaça recebeu hoje, 9, o projeto que estabelece regime urbanístico da revitalização do Cais Mauá, aprovado pelo Legislativo em 21 de dezembro do ano passado. A entrega foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro. A partir do recebimento, o prefeito terá prazo até o dia 4 de março para sancionar a proposta.
Os empreendimentos previstos para a área do Cais Mauá deverão ser realizados por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Após a sanção do projeto, a expectativa é de que as obras sejam iniciadas e concluídas até 2014, quando a capital será sede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol. “Este é um momento importante que consolida um trabalho realizado a quatro mãos, envolvendo a prefeitura e o Governo do Estado. A revitalização do Cais é uma forma de o porto-alegrense conhecer melhor o Guaíba, através de um espaço qualificado e de bem-estar. Esperamos que o projeto possa trazer um novo status para Porto Alegre”, enfatizou o prefeito.
A área do Cais Mauá em questão tem 1,8 quilômetros quadrados e 3,3 quilômetros de extensão, abrangendo o trecho que vai da Usina do Gasômetro até a terceira doca, na altura da rua Coronel Vicente esquina com avenida Mauá, nas proximidades da Estação Rodoviária. Dos 12 armazéns instalados nesse trecho, 11 são tombados pelo patrimônio histórico do município. Com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões, a revitalização do Cais Mauá prevê a criação de áreas para comércio, turismo, lazer e cultura.
(Prefeitura de Porto Alegre, 09/02/2010)