Em Chaco existem plantações de arroz nas localidades de La Leonesa e Las Palmas. Os vizinhos, depois de ter apresentado em diferentes organismos governamentais 50 notas solicitando que sejam escutadas suas reclamações de contaminação, apresentaram um recurso de amparo para que se proíbam as empresas San Carlos S.R.L. e Cancha Larga S.A. de fumigar ou pulverizar qualquer tipo de agroquímicos durante esta campanha agrícola, e também para o futuro, tanto em forma aérea como terrestre bem como solicitam que se reveja a re-localização de ambos os estabelecimentos. As plantações de arroz estão situadas na área úmida Chaco - Sítio Ramsar.
O recurso de amparo foi efetuado na Junta Federal de Resistência no dia 26 de janeiro sob a representação de Ferrau Marco e outros contra a Municipalidade de Las Palmas e outros. O intendente de La Leonesa, José Carbajal, jamais respondeu a suas apresentações.
A solicitação se baseia na proximidade dos povoados que ficaram literalmente rodeados de plantações de arroz e suas aplicações de agroquímicos. Também preveem proteger a água utilizada para consumo humano, os cursos de água superficial utilizados para o consumo do gado maior e menor, bem como na irrigação de outros cultivos de produtores do lugar. Também assinalam a afetação a médios e pequenos produtores de mandioca, batata, e outras produções menores e a zonas de grande importância ecológica, como a Lagoa El Palmar.
O Promotor Federal Gustavo Corregido realizou uma investigação que demandou sete meses de trabalho e que lhe surpreendeu ao visitar a zona de La Leonesa-Las Palmas diante do não cumprimento do estabelecido na provincial Lei de Biocidas e seus dois decretos regulamentares pois não se cumpre a proibição de pulverizar a menos de 1000 metros de população urbana e/ou rural. Também não conseguiu achar um estudo de impacto ambiental que a citada lei estabelece como obrigatório.
A advogada Alejandra Gómez, da Rede de Saúde Popular, e que representa a população afetada por esta situação, indicou que o recente falecimento de uma criança e as novas fumigações registradas em campos de arroz próximos à zona urbana de ambas as localidades num dia com bastante vento, fez com que os moradores tomassem a determinação de se mobilizar para Resistência em busca de soluções para uma situação que permanece inalterável no tempo. Gómez também consignou que os efeitos provocados na saúde de muitas crianças nos últimos anos, vários deles com leucemia, provocou alarme não só na população, mas também nos médicos que atendem nesses lugares.
(Rede Nacional de Ação Ecologista - Renace, Adital, 08/02/2010)