País vive grave crise por sistema de geração em colapso e forte seca. Declaração seria para incrementar a geração de energia
O governo venezuelano estuda decretar emergência elétrica para acelerar a resposta à grave crise energética que o país enfrenta e que já o obrigou a adotar um racionamento, afirmou o ministro da Energia, Alí Rodríguez.
"Estamos em uma emergência e penso que não se pode esconder esta palavra. Quando cai tão abruptamente a geração de eletricidade, estamos diante de uma emergência, apesar de não termos decretado, coisa que possivelmente faremos", disse o ministro.
"A declaração de emergência seria simplesmente para acelerar a aquisição dos recursos necessários para incrementar a geração e responder a algo inesperado", explicou Rodríguez.
A Venezuela enfrenta uma grave crise em consequência de um sistema de geração em colapso e de uma forte seca, que reduziu a níveis críticos a água na represa de Guri, sul do país, responsável por 70% da energia consumida no país. Rodríguez agradeceu ainda a colaboração de outros países, como Brasil, Argentina e Cuba.
(G1, 07/02/2010)