Famílias que foram desalojadas de suas terras para a criação da reserva indígena Raposa Serra do Sol e que estavam sendo assentadas em terrenos fornecidos pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estão começando a ser expulsas também destes novos lotes. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que recebeu esta denúncia por telefone, preparou ofícios cobrando esclarecimentos sobre o caso ao presidente do Incra, aos ministros do Desenvolvimento Agrário e da Justiça e à Polícia Federal.
- Roraima não pode continuar sendo tratada como quintal, nem como terra de ninguém. Não vou me cansar de denunciar, de reclamar, de cobrar providências e até mesmo de recorrer à Justiça. Quero informações reais sobre esse caso. Além disso, estou acionando advogados para assistir essas famílias que já haviam sido desterradas da Raposa Serra do Sol e agora estão sendo expulsas novamente de assentamento do próprio Incra - afirmou Mozarildo.
A expulsão das famílias teria ocorrido através de ação da Polícia Federal, supostamente requerida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) ou pelo Incra, segundo foi denunciado a Mozarildo. Ele protestou que Roraima estaria sendo vítima de uma política equivocada de perda do seu território para a criação de reservas indígenas.
(Por Roberto Homem, Agência Senado, 04/02/2010)