O Rio Grande do Sul conta com uma lancha rápida especialmente produzida para a fiscalização da atividade pesqueira. A embarcação encomendada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura chegou ao Estado em janeiro e está na Capitania dos Portos, em Rio Grande.
Segundo a superintendente federal de Aquicultura e Pesca/RS, Adriane Lobo, convênio com a Marinha e o Ibama, que deverá ser assinado nos próximos dias, possibilitará o início das ações de fiscalização, com ênfase na região da Lagoa dos Patos e em Rio Grande. "É uma lancha moderna, com equipamentos de última geração e para a qual precisaremos de uma tripulação que o V Comando Naval disponibilizará", disse.
Cada lancha tem 36 pés (11 metros) de comprimento e é equipada com motores Volvo Penta de 370 HPs, radar, sonda, GPS, sistemas de rádio VHF SSb e equipamento de salvatagem. "Em mar aberto, esses barcos têm autonomia de até 350 milhas náuticas, o que representa cerca de 630 quilômetros", explicou a superintendente. Adriane lembrou que o sistema de fiscalização será realizado somente a partir do convênio com o Ibama, ficando a cargo do Ministério da Pesca e Aquicultura as autorizações de uso para monitoramento.
A Capitania dos Portos também poderá utilizar a lancha para fiscalização sobre segurança de embarcações e navegabilidade no Estado.
(Correio do Povo, 04/02/2010)