Com o objetivo de estreitar a relação com os viveiristas do Rio Grande do Sul e prepará-los para suprir a demanda de mudas de árvores para projetos que vem sendo executados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o titular da pasta, deputado Berfran Rosado, reuniu-se com um grupo de produtores na manhã desta quarta-feira (3). No encontro, na sede da Sema, Berfran ressaltou que diversas áreas vem sendo recuperadas por intermédio do Projeto Árvore é Vida, que prevê a recomposição de matas ciliares e de áreas degradadas no Estado.
O programa, que está em andamento, prevê o plantio de dois milhões de mudas de árvores nativas até o final deste ano. O secretário destacou também um novo programa que está sendo elaborado em conjunto com o Ministério Público Estadual que terá como prioridade a proteção aos mananciais hídricos, o que passa, necessariamente, pela recomposição de matas ciliares.
Berfran ressaltou, ainda, que R$ 1,5 milhão dos 2,7 milhões liberados para o Programa Socioambiental recém lançado pela Sema, também será dirigido para a proteção dos recursos hídricos. Ele afirmou que o objetivo é criar no Rio Grande do Sul uma cultura propícia para grandes investimentos e que o mérito é da governadora Yeda Crusius, que liberou os recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos para o Programa Socioambiental. É que segundo ele, até 2007 a verba do Fundo só era usada para o pagamento de caixa do governo. Vamos continuar trabalhando para abrir mercado para os viveiristas. Nosso interesse é ver as mudas plantadas”, declarou Berfran.
A reunião contou com a participação do secretário adjunto do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, e do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap-Sema), Rafael Ferreira.
(Sema, 03/02/2010)