O serviço mais caro pago pela população de Santa Maria, por meio de impostos, estará sob nova responsabilidade a partir da 0h01min de amanhã. Ontem, a prefeitura anunciou que o contrato de coleta e destinação do lixo da cidade, com a PRT, foi rompido. No lugar dela, assume uma empresa paulista, a Revita Engenharia S.A, em um contrato emergencial de seis meses (leia na página 9).
Na prática, o sistema de coleta será muito parecido com o atual. A mudança, promete a prefeitura, será na exigência da prestação de um serviço de qualidade (veja quadro ao lado).
O desgaste da PRT com a atual administração começou em 2009. Reclamações diárias da população quanto à qualidade do serviço prestado pela empresa resultaram em mais de 20 notificações e multas. Os problemas, explica a prefeitura, ocorreram por falhas no recolhimento de lixo e falta de manutenção e limpeza dos contêineres, coisas que atrapalharam a vida de moradores como o comerciante Jairo Rodrigues, 43 anos. Residente na Rua Assis Brasil, no bairro Itararé, ele conviveu por diversas vezes com a lixo acumulado na frente de casa.
– Ontem, o recolhimento estava normal, mas, na segunda, era horrível. E o lixo fica na frente da minha casa, e o mau cheiro entra. É insuportável – afirmou o comerciante.
Na entrevista dada na manhã de ontem, o prefeito Cezar Schirmer lembrou da tardia instalação dos ecopontos. Os contêineres de coleta seletiva deveriam ter sido colocados em 2008, e não só no final do ano passado.
– Não restou à prefeitura outra coisa senão a rescisão do contrato. Nos próximos seis meses, com a Revita à frente do serviço, vamos analisar o trabalho e ver o que precisamos alterar para o próximo edital. Agora, nosso grau de tolerância é zero. Se não cumprir com as obrigações contratuais é multa direto – afirmou o prefeito, referindo-se que, nos tempos da PRT, havia notificações e, depois, caso a empresa não cumprisse o acordado, era aplicada uma multa.
O Diário procurou a PRT ontem, mas o sócio-diretor Ricardo Viana Reis informou que não iria conceder entrevistas sobre o assunto.
Oficial? – Até o início da noite de ontem, a Revita não havia sido comunicada oficialmente pela prefeitura que será contratada emergencialmente.
– Até agora (19h de ontem) não recebemos nenhum comunicado. Mas estamos ansiosos com a notícia – disse o superintendente comercial da filial em Santa Maria, Leomyr Girondi.
Atendimento
A prefeitura continuará disponibilizando o serviço da Linha Verde. Pelo telefone (55) 3921-7151, a população pode tirar dúvidas, fazer reclamações ou sugerir alternativas para os problemas relacionados ao lixo. O serviço funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
(Por Lucio Charão, Diario de Santa Maria, 03/02/2010)