ONU informa que 55 países se comprometeram a reduzir emissões de gases que provocam o efeito estufa até 2020; o acordo de Copenhague incluem todos os países membros da União Europeia, Estados Unidos, Japão, Brasil, China, Índia e África do Sul.
As Nações Unidas anunciaram ter recebido promessas formais de 55 países sobre os cortes de emissões de gases que provocam o efeito estufa até 2020.
O acordo de Copenhague sobre alterações climáticas, alcançado em dezembro do ano passado, estabeleceu 31 de janeiro como prazo limite para os Estados apresentarem os seus planos de redução de emissões.
Forte impulso
A Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Unfccc, indicou em nota divulgada na segunda-feira em Bonn, na Alemanha, que as promessas feitas por esses países representam quase 80% das emissões globais.
O chefe da convenção, Yvo de Boer, disse que isto representa um forte impulso para as discussões da ONU sobre o tema. Ele afirmou que existe agora um compromisso no mais alto nível para combater o problema.
As 55 nações que aderiram ao acordo de Copenhague incluem todos os países membros da União Europeia, Estados Unidos, Japão, Brasil, China, Índia e África do Sul.
De Boer confirmou que as promessas tinham sido formalmente comunicadas à ONU antes do final do prazo. Ele elogiou as promessas como um sinal claro da vontade de avanço das negociações, mas avisou que a dimensão do desafio exige ambição maior.
Próxima rodada
A próxima rodada de negociações da ONU sobre alterações climáticas está marcada para Bonn, no final de maio.
A nota do órgão das Nações Unidas ressalta que vários países já indicaram o desejo de regressarem à mesa de negociações o mais depressa possível.
(Por Carlos Araújo, Rádio ONU, 02/02/2010)