Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Unfccc, indicou que as promessas feitas por esses Estados representam quase 80% das emissões globais; prazo para a apresentação de submissões terminou no dia 31 de Janeiro.
As Nações Unidas anunciaram ter recebido submissões de 55 países com promessas de cortes de emissões de gases que provocam o efeito estufa até 2020.
O acordo de Compenhaga sobre alterações climáticas, alcançado em Dezembro, estabeleceu a data de 31 de Janeiro, como prazo limite para os Estados apresentarem os seus planos de redução de emissões.
Emissões Globais
A Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Unfccc, indicou numa nota divulgada na segunda-feira em Bona, na Alemanha, que as promessas feitas pelos 55 países representam quase 80% das emissões globais.
O chefe da convenção, Yvo de Boer, disse que isto representa um forte impulso para as conversações da ONU sobre o tema. Ele afirmou que existe agora um compromisso ao mais alto nível para combater o problema.
As 55 nações que aderiram ao acordo de Compenhaga incluem todos os países membros da União Europeia, Estados Unidos, Japão, Brasil, China, Índia e África do Sul.
De Boer confirmou que as promessas tinham sido formalmente comunicadas à Unfccc antes da expiração do prazo. Ele elogiou as promessas como um sinal claro da vontade de fazer avançar as negociações, mas avisou que a dimensão do desafio exige uma maior ambição.
Mesa de Negociações
A próxima ronda de conversações da ONU sobre alterações climáticas está marcada para Bona, em finais de Maio.
A nota do órgão das Nações Unidas salienta que vários países já indicaram o seu desejo de regressarem à mesa de negociações o mais depressa possível.
(Por Carlos Araújo, Rádio ONU, 02/02/2010)