Seminário realizado na sede da agência da ONU em Paris apresenta visão geral e promove sensibilização para as taxas alarmantes de perda mundial; conferência faz parte do Ano Internacional da Biodiversidade, celebrado pelas Nações Unidas em 2010.
Termina nesta sexta-feira em Paris uma conferência sobre políticas relacionadas à biodiversidade no mundo. O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, reuniu especialistas de vários países para discutir o tema durante uma semana.
Sensibilização
O seminário realizado na sede da Unesco na França faz parte do Ano Internacional da Biodiversidade, celebrado pelas Nações Unidas em 2010.
A superintendente técnica da Fundação Biodiversitas, Gláucia Drummond, única representante brasileira no evento, disse à Rádio ONU, de Paris, que estão sendo discutidas estratégias científicas para subsidiar a formulação de políticas voltadas para a conservação.
"Assim como existe um painel sobre mudanças climáticas a idéia é também formar um painel intergovernamental sobre a evolução da conservação da biodiversidade. A proposta é que esse painel seja formado por especialistas e pessoas com profundo conhecimento e que trabalham em ações efetivas para a conservação em todo o mundo", afirmou.
Participação
Gláucia Drummond afirmou ainda que o Brasil teria participação efetiva nesse painel porque o país é muito diverso e existem várias iniciativas e urgências relacionadas à preservação.
Segundo a Unesco o objetivo da conferência é apresentar visão geral e promover sensibilização para as taxas alarmantes de perda global de biodiversidade.
(Por Daniela Traldi, Rádio ONU, 01/02/2010)