No fim de semana que deu fim ao período da piracema, iniciado em 1º de novembro, quando fica proibida a pesca de peixes, seis policiais do 3º Pelotão Ambiental de Montenegro e do 2º Grupo de Policiamento Ambiental de Estrela efetuaram uma fiscalização nas margens do Rio Taquari. De acordo com o tenente Reinaldo Ferreira de Araújo, foram apreendidos 650 metros de redes em Taquari e abordadas 66 pessoas, resultando em uma prisão e duas autuações. Além disso, foram retidos um caíque e seis espinhéis com 50 anzóis em cada um deles.
A fiscalização também se estendeu a Costão, Estrela; Bairro Carneiros, Lajeado; e Barragem de Bom Retiro do Sul. Nesta última, foi encontrada uma construção em área de preservação, sem licença liberada no setor competente. No mesmo local também foram apreendidas duas maletas caça-níqueis portáteis. Para esses casos, foram lavrados termos circunstanciados. O tenente Araújo lembra que há uma normativa do Ibama que regula a proibição da pesca em período de defeso.
Quem pescar além do permitido, utilizando equipamentos indevidos, pode sofrer multa que vai de R$ 700 a R$ 100 mil ou pena de um a três anos de detenção. A operação do pelotão ocorreu na sexta-feira e no sábado. O tenente, ao final da fiscalização, avaliou: “Lamentamos por existir a pesca neste período. Há pescadores que sequer respeitam o tamanho mínimo dos peixes”.
(Por Cíntia Marchi, O Informativo, 1/2/2010)