A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), alerta os turistas sobre a necessidade de preservar a Ilha dos Marinheiros, localizada no interior do Município. A localidade – conhecida também por produzir a bebida-símbolo do Rio Grande, a jurupiga – recebe todos os finais de semana dezenas de pessoas, muitas vindas de fora da cidade, atraídas por seus encantos naturais.
No entanto, algumas pessoas que procuram o local como refúgio, acabam não tendo a consciência de que é preciso preservá-lo. Esta semana, a partir do relato de moradores locais, o assessor de gabinete da Prefeitura, Janir Branco, esteve visitando àquela região quando constatou o problema. Citou que um dos pontos mais críticos é a região onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
No entorno desse local, na chamada “Trilha do Rey” – passeio turístico oferecido aos visitantes, que passa ao lado do Santuário -, estão os principais focos de concentração de lixo, como restos de comida, sacolas e garrafas pet. A trilha recebeu esse nome devido ao fato de se iniciar na rua em que Dom Pedro II desembarcou em sua ida ao local, em 1845.
A situação preocupa os ilhéus, que temem ver seu patrimônio natural devastado. Diante desse fato, Janir Branco contatou a SMMA e o Pelotão de Polícia Ambiental da Brigada Militar para que possa ser efetuada uma fiscalização no local. No entanto, é preciso que haja conscientização ambiental por parte dos visitantes.
(Jornal Agora, 01/02/2010)