Um grupo de argentinos da cidade de Gualeguaychú, na fronteira com o Uruguai, anunciou a realização de um novo protesto contra a instalação de fábricas de pasta de celulose no país vizinho.
O protesto, que será realizado com mobilizações via terra e mar, deve começar às 20h locais (21h no horário de Brasília) na ponte binacional General San Martín, que já está bloqueada há mais de três anos por ambientalistas -- que denunciam que as fábricas instaladas poluirão o rio Uruguai, divisa natural entre os dois países.
Por sua vez, o governador da província de Entre Ríos (onde localiza-se Gualeguaychú), Sergio Urribarri, advertiu que o bloqueio da ponte não prejudica apenas a localidade uruguaia de Fray Bentos, mas também é ruim para a localidade argentina.
Ainda por conta das instalações de fábricas de pasta de celulose no Uruguai, os governos dos dois países atualmente se enfrentam em um processo na Corte Internacional de Justiça, em Haia. As duas nações já apresentaram suas argumentações. O veredicto deve sair nos próximos meses.
(ANSA / UOL, 31/01/2010)