O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou hoje que vai enviar um emissário seu à Coreia do Norte na semana que vem, em meio aos esforços internacionais para envolver o país no diálogo pelo desarmamento nuclear. A visita deverá acontecer entre os próximos dias 9 e 12/01.
O chefe político da ONU (Organização das Nações Unidas), B. Lynn Pascoe, visitará o país para debater "assuntos de interesse comum e a preocupação de uma maneira abrangente", disse Ban, em comunicado. A agência de notícias sul-coreana Yonhap afirmou que o vice de Ban, Kim Won-soo, também participará da viagem.
No ano passado, a Coreia do Norte interrompeu as negociações multilaterais --que envolvem também EUA, Coreia do Sul, China, Japão e Rússia-- em resposta a uma resolução da ONU que estipulava sanções contra o país devido à realização de testes --já proibidos antes-- com foguetes de longo alcance. Depois, o regime do ditador Kim Jong-il fez uma segunda bateria de testes e ainda reabriu uma planta de produção de plutônio.
A Coreia do Norte diz que seu retorno ao diálogo multilateral depende do fim das sanções internacionais e de uma melhora no relacionamento com os EUA. O emissário da ONU visitará China, Japão e Coreia do Sul, antes da Coreia do Norte.
(Folha Online, 31/01/2010)