O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) baseou as conclusões de um relatório sobre o derretimento de várias montanhas do planeta no trabalho de um estudante e em um artigo publicado numa revista de alpinismo, informa o "Sunday Telegraph" deste domingo (31/01).
Em um recente informe, o IPCC afirma que a diminuição do gelo nos Andes, Alpes e na África está relacionada com a mudança climática.
Mas, segundo o "Sunday Telegraph", que verificou a natureza de algumas das fontes citadas, as constatações provêm de um artigo publicado numa revista de alpinismo --e se fundamentam em observações parciais feitas durante escaladas aos picos.
Outra fonte citada é o trabalho de um estudante para um mestrado de geografia da Universidade de Berna, que cita entrevistas com guias de montanhismo nos Alpes. O IPCC classificou de mentirosas e sem fundamento as acusações do "Sunday Times".
As informações do jornal britânico podem dificultar ainda mais a situação do grupo de especialistas da ONU. O IPCC já havia sido obrigado a reconhecer que uma de suas previsões sobre o degelo das geleiras do Himalaia até 2035 "tinha poucos fundamentos".
Apesar desta polêmica, a comunidade científica defendeu o IPCC, destacando que o grupo reconheceu seus erros sobre as geleiras do Himalaia e que seus trabalhos eram equilibrados e suas conclusões, justas.
(France Presse / Folha Online, 31/01/2010)