Promover a conscientização sobre o meio ambiente foi o objetivo do 1º Seminário de Águas, Meio Ambiente e Turismo da Zona Sul realizado ontem, 28, no Centro Municipal de Eventos. A atividade foi programada pela ONG Amigos da Natureza em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e Corsan.
De acordo com a promotora de eventos da ONG, Karine Mendonça, o simpósio teve como foco dois públicos, o adulto e o infantil. “Com as crianças, a intenção é fazer com que elas tenham consciência ambiental desde pequenas. Afinal, é desde cedo que se deve aprender. Já com os adultos, a ideia é de que eles conheçam os recursos naturais e turísticos da cidade e também para que tenham conscientização”, explicou.
De acordo com o presidente da ONG, Cleber Acunha, as crianças que participaram do simpósio fazem parte do Projeto Cultivar, que é desenvolvido em parceria com a Unimed Litoral Sul em seis creches do Município. O projeto inclui atividades buscando tornar as crianças multiplicadoras do verde com o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável.
A programação do evento teve início pela manhã, com a palestra da Bióloga da Secretaria do Meio Ambiente e Diretora da Unidade de Educação Ambiental, Luciane Cougo dos Santos. Ela falou sobre o Meio Ambiente e as Águas no RS. Após, a Analista de qualidade ambiental da empresa Timac Agro, Solange da Costa Duarte, abordou a preocupação com os sacos plásticos no estuário e o uso de sacolas ecológicas.
À tarde, a bióloga do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), Bruna de Barros Lima, tratou da ocorrência de cetáceos (grupo que inclui baleias e golfinhos) no Litoral Sul. Depois, o chefe da reserva ecológica do Taim, Henrique Horn Ilha, falou sobre a Estação do Taim abordando a temática de água e do turismo.
O superintendente da Corsan, Antônio Branco, ministrou uma palestra sobre os Recursos hídricos na cidade do Rio Grande e a Turismóloga, Alice Leoti, abordou as Novas perspectivas de turismo na região sul. Para finalizar o encontro, houve a entrega de certificados aos Destaques Amigos da Natureza 2009.
Além da entrega de mudas aos participantes do simpósio, no próximo sábado, 30, a partir das 17h, a ONG realizará a distribuição de mudas e adubo orgânico em uma sinaleira da avenida Rio Grande, no balneário Cassino.
(Jornal Agora, 29/01/2010)