Uma estrutura que terá a combinação inusitada de saneamento e turismo deve começar a ser erguida nos próximos 20 dias na Avenida Diário de Notícias. O complexo da chaminé de equilíbrio faz parte do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que pretende aumentar o tratamento do esgoto cloacal da Capital, e contará com um mirante a 20 metros de altura para se admirar o pôr do sol.
Orçada em R$ 20.967.911,94, a obra – que inclui a chaminé, duas Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs) e o mirante – é uma das principais do programa. O complexo será formado por duas torres cilíndricas interligadas por via subterrânea, medindo 26 metros de altura por 6,70 metros de diâmetro, cada uma, e uma menor, de cerca de 12 metros. A construção ficará perto do Hipódromo do Cristal, junto à Avenida Diário de Notícias e à foz do Arroio Cavalhada, e o mirante será voltado para o Guaíba, a 20 metros de altura.
– O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) incluiu a possibilidade do mirante como ponto de atração para a comunidade poder apreciar o Guaíba – comentou o engenheiro e coordenador-geral do Pisa, Valdir Flores.
Está previsto um gramado e o plantio de árvores no entorno do complexo. De acordo com Flores, a empresa licenciada tem prazo de execução de 16 meses – ou seja, até maio de 2011. O engenheiro explica que as estações de bombeamento serão responsáveis por fazer com que o esgoto coletado no Centro chegue até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Serraria, conduzido por emissários da Usina do Gasômetro até a Zona Sul.
(Zero Hora, 29/01/2010)