Desde julho de 2009, o Governo do Estado, através do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), está regulamentando o uso de poços artesianos em locais abastecidos pela rede pública de água, o que até então era proibido. Em uma demonstração de adesão à iniciativa, o diretor corporativo do Grupo Tramontina, Cesar Vieceli recebeu das mãos do secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, outorgas para perfuração de poços artesianos na unidade da empresa em Garibaldi, nesta quinta-feira (28).
A água desses poços será utilizada para uso industrial e metalúrgico da unidade. Com a medida, haverá racionamento na utilização de água tratada. A principal intenção do Governo é evitar o uso de água clorada e fluoretada para atividades que não necessitam deste tratamento, valendo-se da utilização de águas subterrâneas.
O secretário Berfran parabenizou a preocupação da Tramontina com a regularização e utilização de águas subterrâneas em suas unidades industriais. Para ele, o exemplo da uma grande empresa brasileira, como a Tramontina, reforçará a iniciativa do Estado, culminando em uma grande economia para vários setores e, consequentemente, para a sociedade. “Essa regulamentação não só beneficiará as indústrias, mas também os setores da agricultura, hospitais e áreas de serviço. Há uma série de utilizações onde a água subterrânea é suficiente para atender as demandas destes setores”, frisou Berfran. O diretor César Vieceli explicou que a empresa trabalha pela inserção na comunidade. " Os movimentos da Tramontina são sempre no sentido de respeitar as exigências ambientais, conferindo a segurança à sociedade de que a empresa tem responsabilidade socioambiental. Além disso, nosso esforço é o de estar inserido na comunidade onde atuamos, ganhando sua credibilidade e respeito", sublinhou o diretor.
(Sema, 28/01/2010)