Na primeira reunião do ano do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), foi aprovada a habilitação dos municípios de Aratiba, Dois Irmãos das Missões, Gramado, Liberato Salzano, Pinhal da Serra e Pontão ao Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga-RS).
Com estas seis adesões, o Rio Grande do Sul soma 248 municípios aptos a fazer gestão ambiental de impacto local. A reunião, presidida pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, ocorreu no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com a participação também do diretor-geral, Niro Afonso Piepe.
O secretário Berfran Rosado parabenizou os seis municípios que receberam a qualificação e destacou os benefícios da descentralização da gestão. "A municipalização confere às cidades autonomia de conceder as licenças ambientais e de gerir sua política ambiental conforme suas necessidades e sua realidade", disse o secretário.
Aratiba tem uma população estimada em 7.116 de habitantes, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2000. A cidade fica no Norte do Estado, a 420 quilômetros da Capital. Já Dois Irmãos das Missões possui 2.365 habitantes e fica a 346 quilômetros de Porto Alegre.
Localizado no Noroeste do RS, a 388 quilômetros da Capital, Liberato Salzano tem 5.102 habitantes. Pinhal da Serra, com população estimada em 2.401 habitante, está localizada a 326 quilômetros de Porto Alegre, na região Nordeste denominada de Campos de Cima da Serra. Já Pontão, que abriga 3.903 habitantes, está localizada no Planalto Médio, a 260 quilômetros de Porto Alegre.
(Governo do RS, 28/01/2010)