A abertura dos vertedouros da represa de Itupararanga, em Votorantim, causou hoje alagamentos nas áreas ribeirinhas de Votorantim e Sorocaba (SP). O rio Sorocaba, que recebe a descarga da represa, transbordou e invadiu a avenida Dom Aguirre, a principal de Sorocaba. Mesmo sem chuva, casas e ruas dos bairros Jardim Maria do Carmo, Vitória Régia e Santo André II, em Sorocaba, estavam alagados. Em Votorantim, os bairros Rio Acima e da Chave tinham ruas e casas inundadas.
Além da abertura das 16 comportas, com vazão máxima de 30 mil litros por segundo, a empresa responsável pela barragem foi obrigada a retirar os pranchões que bloqueavam os vertedouros. Com isso, a água passou a jorrar pelo paredão da barragem, o que não ocorria desde 1986. A represa, construída em 1908, fica na Serra de São Francisco, em nível superior ao das cidades de Sorocaba e Votorantim, e fornece 80% da água consumida pelas duas cidades.
De acordo com engenheiros da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que administra a represa, a barragem não apresenta problemas estruturais e é segura. A empresa mantém as prefeituras de Sorocaba e Votorantim informadas sobre o aumento da vazão na barragem.
(Por José Maria Tomazela, Agência Estado / Estadao.com.br, 27/01/2010)