Técnicos da Equipe de Combate e Controle à Poluição Hídrica e Atmosférica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realizaram na manhã de hoje, 27, vistoria na propriedade da antiga Corlac, na Rua Carlos Von Koseritz n° 251, após denúncia de vazamento de óleo. No local, foi constatado vazamento na calçada de óleo combustível vindo do interior do terreno. “Por ser de um tipo bastante viscoso, o óleo não chegou a contaminar área extensa, nem alcançou a rede pluvial”, explica a engenheira química da Smam, Daniela Senff.
Em contato com o responsável pelo empreendimento, presente no local, verificou-se que o motivo do vazamento foi o furto da válvula de registro do tanque onde estava armazenado o produto, resultado de uma invasão ao local ocorrida no último domingo.
O empreendedor foi autuado por dano ambiental e notificado para providenciar a limpeza da área e a destinação correta do óleo e da areia contaminada utilizada para a contenção do produto. O empreendedor comprometeu-se a realizar os serviços já na tarde de hoje.
(Prefeitura de Porto Alegre, 27/01/2010)