A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) apresentou ontem a lideranças do setor comercial inovações voltadas à sustentabilidade ambiental ligada aos produtos vendidos. O tema foi debatido no Almoço do Varejo, realizado no Hotel Plaza São Rafael, na Capital, e foi um dos temas da 99ª National Retail Federation (NRF), maior evento de varejo mundial, realizado no início de janeiro nos Estados Unidos. Representantes da CDL presentes no encontro trouxeram experiências vividas pelos americanos e preveem que o Brasil deve entrar em breve nessa tendência.
Segundo o vice-presidente da CDL, Gustavo Schifino, os consumidores norte-americanos são mais sensíveis a questões ambientais do que os brasileiros. "Muitos chegam a pagar o dobro por um produto que tem um conceito verde, inclusive material de construção, que encarece bastante o custo total da obra", disse. Para ele, o Brasil está recém começando a atuar nessa frente, mas cedo ou tarde o setor empresarial acabará agindo com mais intensidade a partir desses conceitos.
O consultor da Ponto de Referência, Edmour Saiani, também presente no NRF, observou que a tendência mundial é buscar conhecer o cliente. "A inserção de vendedores nas redes sociais já é algo importante nos dias de hoje", observou.
(Correio do Povo, 27/01/2010)