O economista franco-brasileiro Ladislau Dowbor é uma das estrelas da programação do Forum Social Mundial em Sapiranga, em evento hoje, às 8h30min, no parque Imigrante, sob a temática Educação Planetária para uma Vida Sustentável.
A participação de Dowbor, que já passou por outras edições do FSM, integra a conferência Educação Ambiental e o Desafio de uma Era Sustentável, no pavilhão central do parque. Também no local, com início às 9h, haverá o painel Educação Popular e Políticas Públicas: Uma Reflexão sobre a América Latina, com conferencistas do Peru, Colômbia e Venezuela.
Outra presença, hoje, em Sapiranga, é de João Pedro Stédile, líder do MST e do Movimento de Luta pela Moradia, na atividade Educação Popular no Contexto Urbano/Luta pela moradia, com início às 13h30min.
Cerca de 3 mil pessoas participam das atividades. Segundo a secretária municipal da Educação, Cleidi do Prado, Sapiranga se organizou para hospedar em torno de mil participantes do FSM, a maior parte instalados em alojamentos disponibilizados pela prefeitura, sindicatos e igrejas, além das casas de famílias. O único hotel de Sapiranga está lotado com delegações de países como África, Portugal, Venezuela, Peru, Colômbia e Argentina.
Hoje e amanhã, haverá sessões do filme "A Paixão de Jacobina", do diretor Fábio Barreto, que narra a saga dos Muckers, imigrantes alemães que viveram no morro Ferrabraz, em Sapiranga, no século XVIII, e foram perseguidos por questões religiosas.
(Por Silvia Trovo, Correio do Povo, 27/01/2010)