A governadora Yeda Crusius autorizou, por meio do Decreto 49.957, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26), a concessão do Fundo Operação Empresa (Fundopem-RS) e do Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial (Integrar/RS) a Noroesthe Bioenergética.
A empresa investirá R$ 320 milhões na instalação de usina para produção de 122 milhões de litros de álcool combustível (etanol) por ano e na cogeração de 100 mil MWh/ano. Dessa energia, 28 MWh serão disponibilizados ao mercado gaúcho. A unidade fabril começa a ser construída no segundo semestre e deverá estar em pleno funcionamento na safra 2011/12. Serão gerados 347 postos de trabalho. A previsão é de geração de 19.435.950,00 UIF/RS de ICMS em oito anos.
"Temos o compromisso, entre nós, de alcançar metas que redundem em mais trabalho e mais emprego", destacou a governadora Yeda Crusius. Acrescentou que "todo o governo trabalha para que os projetos programados para o Estado sejam mantidos e ampliados, e que o Rio Grande do Sul seja um ambiente propício, com infraestrutura adequada, para a atração de novos empreendimentos".
Na sexta-feira (22), a governadora Yeda Crusius autorizou a concessão do Fundopem-RS e Integrar/RS às empresas Lauro Weber, Cooperativa Languiru, Oleoplan - Óleos Vegetais, Adega do Sul e a Noroesthe Bioenergética, que juntas investirão R$ 420,2 milhões e irão gerar 797 novos postos de trabalho de forma direta e centenas indiretamente. De acordo com os dois programas do governo, os recursos poderão ser utilizados para financiar a instalação, ampliação, modernização ou reativação de plantas industriais e agroindustriais e de centros de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico.
(Governo do RS, 26/01/2010)