A primeira etapa para a renovação do contrato de prestação do serviço de saneamento pela Corsan foi firmada nesta terça-feira (26), entre o secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, e os prefeitos de sete municípios. Acompanharam a assinatura do convênio de saneamento, o diretor-presidente da Corsan, Luiz Zaffalon, e o presidente da Agergs, Pedro Bisch Neto.
Estavam presentes no ato os prefeitos de Torres, João Alberto Machado Cardoso; de Antônio Prado, Marcos Escopel; de Nova Bassano, Darcilo Luiz Pauletto; de Capela de Santana, Wilson Capaverde; de Campo Bom, Faisal Karam; de Mato Castelhano, Solano Ricardo Canevese; e o vice-prefeito de Bom Jesus, Ajadil Barbosa de Almeida. Segundo destacou o secretário Marco Alba, estes municípios serão beneficiados com um novo modelo de contrato com a Corsan, que segue as orientações da Lei Nacional do Saneamento.
"Agradecemos aos prefeitos por acreditarem no trabalho da Corsan em benefício dos municípios. Sabemos das dificuldades enfrentadas e da necessidade de se realizar importantes obras, por isso adotamos medidas de gestão que trouxeram grandes avanços", disse Marco Alba.
O presidente da Agergs ressaltou o trabalho de cinco anos em parceria com a Corsan, a Famurs e o Ministério Público, que resultou neste novo modelo de contrato de programa, que é referência para outros estados. O diretor-presidente da Corsan afirmou que a renovação significa o estabelecimento de uma nova relação com a Companhia de Saneamento, que fica responsável por garantir a qualidade dos serviços prestados.
(Governo do RS, 26/01/2010)